O que eu aprendi e dicas para manter um blog atualizado

fonte da imagem
  Então vamos falar sobre algo que me falta muito e que me prejudica em tudo o que faço na vida: consistência. É difícil manter o foco e criatividade em alguns momentos da vida, principalmente se você tem outros compromissos como trabalho, casa, estudo e filhos, mas preciso ressaltar o quanto a consistência de postagens pode ser crucial para o blog ter mais leitores.

  Se tem uma coisa que aprendi nesse tempo todo de blog é que os leitores precisam saber que quando vierem visitar seu cantinho terá um conteúdo novo. E para isso você precisa se organizar para mantê-lo atualizado e com um conteúdo interessante, seja com as resenhas ou posts diferenciados. Mas por que então eu não consegui até agora seguir meu próprio conselho? Simples: falta de disciplina.

  Ter disciplina é algo complicado de se conquistar, conseguir seguir uma lista de tarefas e não se distrair com nada nem se autossabotar é algo que posso dizer com toda certeza - e muito pesar - que nunca consegui fazer. Por isso que essa é uma característica que me faz admirar muito as pessoas que a possuem.

  Mas vamos as dicas para manter uma consistência de postagens no blog e conseguir conquistar leitores fiéis para o seu cantinho:

1. Escolha com que frequência vai ter postagem no seu blog 

Analise sua vida como um todo de forma realista e responda a pergunta: quanto tempo você terá para se dedicar ao blog? E lembre-se que o processo de postagem é bem longo, geralmente tem as seguintes etapas: escrita, revisão, escolha das imagens, outra revisão. Além das pesquisas pela internet que também tomam um bom tempo.

Então não basta apenas dizer que irá postar 3x por semana e não cumprir com essa frequência, claro que imprevistos podem acontecer e por isso mesmo você deve seguir a próxima dica.

fonte da imagem

2. Faça um cronograma de postagens e deixe algumas já programadas

Meu sonho de consumo é conseguir manter as postagens do blog com uma semana de antecedência já programada e pronta para ir ao ar. Mas entramos novamente na disciplina e foco para manter seu cantinho sempre com conteúdos novos, facilita muito a vida você só precisar preparar os posts da próxima semana e assim não ter aquela pressão para fazer tudo correndo porque precisa liberar logo o post.

Como eu disse antes o processo para fazer uma postagem não é rápido, por isso eu geralmente sigo essa sequência de tarefas: eu escrevo, reviso o texto e depois vou atrás das imagens - seja buscar online ou planejar como tirar as fotos que irei usar. Fazer tudo num dia só é bem cansativo então se manter organizado também ajuda no prazer que todos os blogueiros sentem ao terminar uma postagem e ver o resultado todo lindo.

3. Sempre anote ideias de posts atemporais e já deixe algumas prontas para casos emergenciais

Sabe aqueles posts que podem sair a qualquer momento? Tags literárias, top 5 de alguma coisa, dicas de livros que você mais gosta; são todas boas ideias para deixar pronta ali para caso você não consiga terminar a postagem que estava programada você possa substitui-la rapidamente e assim seu cantinho não vai ficar com esse "furo".

- Confira outras dicas para blogs aqui

Então é isso, espero que tenha ajudado vocês e também vale para me lembrar de como devo me comportar com esse meu cantinho que é tão especial para mim. Comentem abaixo o que vocês acharam e se tem alguma outra dica para incrementar, vamos interagir pessoal!

2 comentários:

  1. Oi
    confesso que não faço um cronograma, mas sempre procuro deixar alguns postes prontos que preparo no final de semana, nesse momento estava escrevendo um, já que minhas aulas voltam amanhã.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é ter alguns posts de reserva mas sempre acabo fazendo o post que precisa sair no mesmo dia ou que já esteja atrasado. Essa é uma meta minha para 2019. rs

      obrigada pelo comentário
      beijos

      Excluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.