O Exorcista - William Peter Blatty

Nº de Páginas: 330
Autor: William Peter Blatty
Editora: Nova Fronteira
Publicado em: 2015
Skoob: Adicione
GoodReads: Adicione
Compre: Amazon Br

"...O exorcista é o livro que deu origem ao maior filme de terror do século XX. Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna para o combate entre a fé e o profano em forma de um dos romances mais macabros já escritos."

 O Exorcista é um livro que já assusta pelo título e por sabermos do assunto que será tratado em suas páginas. Creio que o sobrenatural mais aterrorizante são os demônios capazes de possuir os corpos dos seres humanos, portanto quando iniciei essa leitura estava muito aflita e esperando noites sem dormir, o que realmente aconteceu mas não somente pelo livro mas também pela adaptação que foi tão chocante de assistir e ficou grudada na minha cabeça.

  O livro foi publicado originalmente em 1971 e essa nova edição da editora Nova Fronteira saiu em 2015 com essa capa macabra. 


  Creio que todo mundo conheça o enredo dessa história mas vou fazer um breve resumo aqui: uma garotinha de 12 anos começa a demonstrar sinais de que foi possuída por um demônio e sua mãe em desespero acaba tendo como última opção chamar dois padres para tentar um exorcismo.

  Há sim cenas terríveis em que o corpo da garota faz coisas humanamente impossíveis e também sinais claros de que se tratava de algo maligno ali, mas o autor conseguiu plantar sementinhas de descrença quanto a veracidade da presença demoníaca. O que tornou a leitura muito mais interessante já que trouxe um ponto de vista diferente que eu nunca imaginei encontrar ali.

  O livro também traz muito sentimento de culpa dos personagens à tona no meio dos fatos narrados, como se a situação da garotinha trouxesse também muita reflexão para os envolvidos quanto às suas próprias vidas. 


  O livro com certeza traz cenas que nos aterrorizam e podem meter medo nos leitores que não estejam tão acostumados com esse gênero literário, mas confesso que fiquei com menos medo do que esperava e fiquei mais surpresa com as reflexões e com a habilidade do autor em colocar em dúvida algo que está sendo claramente narrado na sua frente.

  A fé e o temor para com o mundo espiritual foi muito bem explorada e me fez refletir também sobre como eu reagiria caso estivesse presente naquelas cenas. Pensaria que se tratava de problemas mentais e distúrbios explicados pela ciência ou meu lado espiritual falaria mais alto e estaria rezando a Deus para salvar a alma daquela pobre menina? 

  Só para deixar registrado: o final do livro me impressionou muito e foi algo realmente chocante, talvez porque eu não tenha chegado a ver o filme por completo (por medo admito) mas fiquei realmente chocada. Vale a pena conferir essa leitura de um clássico do terror que assusta só por dizer o nome e torna corajosos os que admitem tê-lo assistido.

Sobre o autor:


Foi um escritor e cineasta americano. O romance O Exorcista, escrito em 1971, é a sua obra mais conhecida; ele também escreveu o roteiro para a adaptação do filme, para o qual ele recebeu o Oscar de melhor roteiro e três Globos de Ouro, e também escreveu e dirigiu O Exorcista III (adaptação do livro Legião).
Os seus trabalhos incluem os romances Elsewhere (2009), Dimiter (2010), e Crazy (2010). Em 2013, Demons Five, Exorcist Nothing: A Fable (1996) e Dimiter (2010) foram re-publicados como edições de revistas com novas capas e ilustrações interiores. Estas edições ficaram limitadas a 250 cópias autografadas. Teve o subtítulo alterado para A Fable to A Hollywood Christmas Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.