Cujo - Stephen King



Nº de Páginas: 376
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Publicado em: 2016
Nota: 5/5
Skoob: Adicione
GoodReads: Adicione
Compre: Amazon Br
"Nos arredores de uma pacífica cidade do Maine, um monstro está à espreita." 
Cujo foi publicado originalmente no ano de 1981 mas foi republicado ano passado pela Suma de Letras para a coleção Biblioteca Stephen King.

Logo na introdução do livro temos a notícia de que o serial killer  Frank Dodd que aterrorizava uma pequena cidade do Maine chamada de Castle Rock havia finalmente falecido e que dali em diante a população poderia respirar aliviada. No começo essa pode ser uma informação sem muita importância para a história mas, guardem esse fato.
"Monstro que é Monstro nunca morre"
Stephen King tem o poder de nos fazer ter uma total imersão em seus livros e incluir um fato tão aleatório como um serial killer morto para um livro cujo principal terror gira em torno de um cachorro raivoso não parece fazer sentido, mas acredite em mim que esse pequeno fato será explorado e fazer os pelos do braço se arrepiarem, além de deixar aquela pulga atrás da orelha... mas falo mais sobre isso depois.


A narrativa foca-se em duas famílias com problemas pessoais e financeiros diferentes: primeiro temos os Trenton que fazem parte da classe média mas que estão sofrendo com a recente ameaça da falta de trabalho do pai da família, que é publicitário. Além dos problemas que essa família vai enfrentar por conta de traições e crise no casamento temos o filho deles, o jovem Ted sofre com as aparições em seu armário e o medo de um homem que apenas com o olhar promete uma morte horrível.

A outra família que conhecemos e acompanhamos é os Camber, eles vivem em uma situação bem mais escassa no quesito luxo e sobrevivem basicamente do trabalho na oficina que Joe construiu em sua garagem. Charity é uma mulher submissa e amedrontada que vê em seu filho Brett o único raio de esperança para sua vida infeliz, mas seu marido ameaça até mesmo esse pouco de felicidade que ela possui. Eles têm um São Bernardo que é o cachorro mais dócil do mundo para todos que os visitam, mesmo com seu tamanho assustando na primeira vista.


A vida de todos os personagens se ligam em alguns momentos e o destino faz com que pequenas atitudes tomadas fazem com que se desencadeie toda a tensão que o livro trás. O autor nos faz pensar diversas vezes "e se tal personagem tivesse se atrasado apenas 1 min..." Tudo poderia ser diferente.

E o cachorro? Também temos alguns momentos para contemplar os pensamentos desse lindo animal antes, durante e depois de ter sido infectado pela raiva. Confesso que isso me surpreendeu muito, essa decisão de fazer com que o leitor crie empatia pelo animal e no final duvido que as pessoas o odeiem mesmo com todas as cenas sangrentas e cruéis descritas no livro.

Stephen King é um mestre e esse livro traz tudo o que o autor consegue fazer de melhor atraindo os leitores e nos fazendo conhecer cada personagem e também criarmos empatia até mesmo pelo menos provável e mais odioso deles.


Eu indico muito essa leitura e principalmente para quem quer começar a ler os livros do autor, vale muito a pena. Não é um livro tedioso e nem muito assustador, é uma leitura muito tensa e dramática.

Sobre o autor:
"... Mais que tudo, eu queria penetrar nas defesas dos meus leitores, queria rompê-las, capturá-las e trocá-las, para o resto da vida, por nada mais que histórias. E sentia que podia fazer essas coisas. Sentia que tinha sido feito para fazer essas coisas."
Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).

4 comentários:

  1. Tielle!
    Bom ver que tomou coragem e enfrentou o livro do King e melhor ainda saber que adorou, ele realmente tem uma escrita especial e envolvente.
    Deve ser um thriller fantástico, ficar preso dentro do carro com um cachorro que tem raiva e não permite que saiam do carro. Tremendo medo e suspense.
    Semaninha de amor e paz!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. O que ficou em aberto foi: e a morte do serial killer? É realmente algo que só quem ler esse livro vai saber rs
    Me interessei pela história e já quero saber qual será o desfecho dessa trama. King faz jus ao seu sobrenome e escreve histórias incríveis.

    ResponderExcluir
  3. Essas edições da Suma são maravilhosas! Todas as sinopses dos livros do King me fazem pensar que não tem como dar certo, depois que leio eu penso, que isso desse homem?! Tenho um palpite p/ o serial killer mas só vou descobrir quando ler, no momento, sem previsão.

    ResponderExcluir
  4. Que demais! São duas famílias com problemas diferentes,mas que às vezes se ligam de alguma forma. E sobre o cachorro, eu fiquei muito curiosa para saber o que vai acontecer com ele. Os livros do King são ótimos e surpreendentes!

    ResponderExcluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.