A História de Kullervo - J. R. R. Tolkien



Nº de Páginas: 192
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Publicado em: 2016
Nota: 3/5
"Então Kullervo contou-lhe o seu desejo de deixar a floresta, vagar rumo ao lar de Untamo e, com fogo, vingar a morte do pai e as lágrimas da mãe." 
A História de Kullervo serviu como base para a criação do livro Os Filhos de Húrin e inspiração para Silmarillion,  esse é o primeiro conto do autor em forma de prosa e marcou o inicio de uma carreira brilhante de Tolkien como escritor, mas que infelizmente não foi finalizada por motivos desconhecidos. A narrativa é baseada em uma lenda finlandesa e ao contrário do que eu imaginava, não é indicada ao publico infantil.


Toda a trama é bem trágica e acompanhamos Kullervo, um jovem que teve seu pai assassinado por seu próprio tio, que depois tenta matar o sobrinho de três maneiras diferentes e mesmo não tendo sucesso em acabar com sua vida no modo literal, o trauma que deixa é muito grande.



E se não fosse uma história trágica o bastante, Kullervo sem querer comete incesto e não resiste à tantos traumas e má sorte, terminando por acabar com a própria vida. 

O que eu podia revelar da história está ai, infelizmente do total do livro que são 192 páginas o conto só ocupa 40 páginas sendo todo o resto um estudo sobre esse conto e também uma explicação sobre a importância que ele teve para sua carreira como autor. 

É um livro muito interessante para estudo mas confesso ter minhas expectativas frustradas já que imaginava uma história completa e pela capa imaginava algo mais infanto juvenil, esperava uma leitura leve e divertida, um conto para crianças. Claro que isso foi minha culpa por ter o costume de iniciar leituras sem saber nada da história nem pesquisar nada da obra.
"Ora, ao aproximar-se do terreiro da fazenda, ele deu às feras uma ordem: quando a esposa do ferreiro fosse olhar em torno e se agachasse para a ordenha, elas deveriam agarrá-la e triturá-la com os dentes."

Um livro interessante para os fãs do autor e muito bom para estudos de sua carreira, mas confesso não ter gostado do conto e não indico para aqueles que não tiveram nenhum contato com o autor para começar por esse, mesmo sendo considerado sua primeira obra.

Sobre o autor:

Sir John Ronald Reuel Tolkien foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico.Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.

4 comentários:

  1. Oiii!

    Tolkien tem tantos livros, além daqueles que conhecemos, que morro de vontade de ler. Mas fico com medo se devo ou não seguir um cronograma de leitura para não me perder!

    Beijo Joi estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em fazer uma postagem sobre indicação de onde começar com as leituras do Tolkien mas primeiro vou ler mais obras do autor para ter mais conhecimento e poder compartilhar com vocês.

      beijos

      Excluir
  2. Pior coisa é ter uma leitura frustrada, sinto muito! Espero que se você for ler alguma outra coisa dele o resultado seja diferente. Dica anotada: não irei começar por esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os outros livros que eu li do autor foram ótimos e super indico a leitura de O Hobbit como primeiro contato com o autor! ^^

      beijos

      Excluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.