A Cidade Sinistra dos Corvos - Lemony Snicket (Desventuras em Série #7)

Nº de Páginas: 232
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Publicado em: 2003
Nota: 5/5

"Por que o Conselho tem tantas regras?, perguntou Violet.
"Por que qualquer um tem um porção de regras?", disse Hector com um encolher de ombros. "Para poder ficar mandando nas pessoas eu acho.
  Depois de terem visto sua última tutora passar para o lado do mal, os irmãos Baudelaire se veem indo ao encontro de uma nada casual cidade. O Sr. Poe acredita que um novo programa chamado "É preciso uma cidade para educar uma criança" é a solução perfeita para manter os órfãos fora de confusão, já que teriam uma cidade inteira cuidando deles. Pelo menos é isso o que era esperado.

  Podendo ter a chance de escolher sua nova cidade Violet, Klaus e Sunny não pensam muito quando veem uma das opções ser a cidade de C.S.C. mesmas iniciais da pista que eles tem que foram entregues pelos  trigêmeos Quagmire. Duncan e Isadora continuam desaparecidos e os Baudelaire têm esperança de poder ajudá-los caso decifrem esse mistério.


  Eles então vão para a cidade de C.S.C e la descobrem o porque daquele estranho nome, a Cidade Sinistra dos Corvos é habitada por milhares desses pássaros que cobrem toda a cidade e parecem não fazer mal algum aos habitantes humanos. Mas não é somente com esses animais que os órfãos se surpreendem mas também com seus novos tutores que são uma grande decepção. Novamente os irmãos Baudelaire precisam colocar suas habilidades à prova e superar todas as dificuldades para mais uma vez se salvarem.


  Esse é o sétimo volume das Desventuras em Série (confira as outras resenhas aqui) escrita pelo autor Lemony Snicket e publicados pela Cia. das Letras. Seguindo a receita dos antecessores, o autor é bem direto em dizer que não é uma história feliz mas se sente na obrigação de passar a história dos órfãos Baudelaire para o maior número de pessoas possível.

  Snicket tem uma narrativa fluída e leve, isso contribui para uma leitura envolvente e os acréscimos dos mistérios que vão surgindo com o desenrolar da história que vai ganhando mais e mais profundidade e se mostrando muito mais complexa do que parecia em seus primeiros volumes. O que o autor consegue fazer com maestria é criar adultos imaturos e com seus defeitos bem salientados, assim as crianças se destacam com responsabilidade e empatia até mesmo com quem não se demonstra digno de tal sentimento.


  A diagramação do livro segue o mesmo modelo dos anteriores com ilustrações que nos ajudam a imaginar os cenários e personagens, além de ser um alívio para certas cenas que poderiam parecer muito fortes para as crianças - lembrando que esses são livros mais voltados para o público infanto-juvenil e portanto tem uma linguagem mais fácil, mesmo tendo várias palavras complicadas que logo são explicadas através do personagem Klaus.

O que mais fico encantada é com as diferentes mensagens que cada livro da série traz para o leitor, cada livro se foca em um ensinamento importante para a construção de seres humanos melhores. Seja nos ensinando que devemos ser positivos não importa a situação em que estivermos ou tendo perseverança em uma missão que de inicio pode parecer impossível ou arriscada demais. E o mais importante que é ressaltado em todos os volumes até aqui: o valor de ter amigos e família.


  A Cidade Sinistra dos Corvos segue a mesma linha dos volumes anteriores mas é único em seu ensinamento e traz novas informações para os Baudelaire poderem desvendar o mistério que os cerca desde que ficaram órfãos ou até mesmo antes disso.


Sobre o autor:



Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Ele escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade. Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava. Atualmente há treze livros lançados da série, junto com sua "Autobiografia Não Autorizada".

8 comentários:

  1. Amei a resenha :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que já tive contato sobre Desventuras Em Série foi na série mesmo e vou te dizer... não curti nem um pouco, tanto que nem passei do primeiro episódio haha. Mas até que o livro me pareceu interessante, isso de cada livro ter uma lição é sempre maravilhoso, né? Quem sabe eu leia um dia! Adorei a resenha <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, sério que não gostou do seriado? Bom, eu achei uma adaptação bem parecida com os livros então talvez não seja do seu gosto, mas vale a tentativa e digo que vale muito a pena dar uma chance para essa desventura.

      beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi, Tielle!
    Eu não tenho muita vontade de ler essa série, mas eu acho essas edições lindas demais!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, que pena que não tem interesse... os livros são lindos mesmo!
      bjs

      Excluir
  4. Olá, Tielle.
    Eu confesso que a essa altura da leitura eu já não aguentava mais ler as mesmas coisas e por isso acabei não gostando tanto do livro e da série. Acho que por eu ter lido a serie em uma semana praticamente, acabei achando as histórias muito parecidas e acabei me decepcionando.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Realmente essa série tem esse problema de seguir a mesma receita e fica dificil se prender e gostar quando lê um atrás do outro.. por isso resolvi ler um por mês assim consigo aproveitar melhor a leitura!

      beijos

      Excluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.