O Elevador Ersatz - Lemony Snicket (Desventuras em Série #6)

Nº de Páginas: 232
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Publicado em: 2003
Nota: 4/5
“As crianças sabiam, como estou certo de que vocês sabem, que normalmente não há motivo para ter medo do escuro, porém mesmo que a gente não sinta realmente medo de alguma coisa, pode não querer chegar perto dela.” 
O Elevador Ersatz é o sexto volume das Desventuras em Série escritas pelo Lemony Snicket e publicadas pela Companhia das Letras no Brasil.

Eu já tinha feito a leitura desse livro há muito tempo atras mas assim como os anteriores eu decidi reler para trazer minha opinião para vocês e também para ter a história bem fresquinha e poder terminar essa saga triste dos irmãos Baudelaire.


A história se inicia assim como muitas das outras desventuras dos irmãos Violet, Klaus e Sunny, indo conhecer seus novos tutores ao lado do Sr. Poe o gerente de banco que ficou responsável pela guarda e bem estar dos Baudelaire.


Dessa vez eles são encaminhados para um bairro muito chique e próxima da antiga casa dos irmãos, onde agora só restaram cinzas de um lugar que eles chamavam de lar. Mas o bairro está totalmente escuro e o elevador está fora de uso, já que os moradores do edifício onde seus novos tutores moram seguem tudo o que está na moda - ou melhor, o que está in - e no caso a luz e o elevador estão out.

Portanto eles precisam subir todos os andares do prédio pelas escadas escuras e pra piorar precisam ir sozinhos, já que o Sr. Poe não tem tempo para perder nos negócios do banco e com a recente responsabilidade de encontrar os trigêmeos Quagmire que foram sequestrados pelo Conde Olaf.

"Tem uma coisa de bom nessa escadaria", brincou o porteiro, começando a acompanhar o sr. Poe de volta à porta da frente. "A partir deste ponto, é tudo 'pra cima'."


Os novos tutores dos Baudelaire são extremamente ricos e podem se dar ao luxo de seguir tudo o que está in e out quando quiserem mas torna a vida dos órfãos um pouco difíceis já que eles não estão acostumados com esse modo de vida e tem coisas mais importantes com o que se preocuparem. Como por exemplo: se seus amigos estão bem; se o sr. Poe vai ser capaz de salvar os trigêmeos Quagmire?; sera que o Conde Olaf vai aparecer com mais um plano para tirar a fortuna da família Baudelaire? e o mais importante, o que significa a sigla C.S.C?

Mas eles não tem muito tempo para aproveitar todo o luxo que sua nova casa oferece já que sua nova tutora está organizando um leilão de coisas in e parece que Olaf está planejando se aproveitar do mesmo para colocar as garras nos órfãos Baudelaire.


Mais uma vez temos uma leitura rápida e envolvente com diversos avisos das desgraças que aguardam os personagens e também da tristeza que o leitor será levado a sentir durante as páginas do livro. Mas devo ressaltar que o leitor também pode sentir muita raiva e ficar entediado com a obsessão dessa nova tutora com as coisas que estão na moda. Irritante em diversos momentos, sério.

Claro que isso não é capaz de estragar completamente a leitura e por isso eu indico muito essa série, já que mesmo contendo alguns personagens irritantes e perversos e quase sempre ter um final infeliz vale a pena passar por todas as páginas dos livros das Desventuras em Série.
“Nunca é agradável discutir com alguém, mas às vezes é útil e necessário.”
E sigo com esperança de um final feliz para Klaus, Violet e Sunny.

Sobre o autor:


Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Ele escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade. Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava. Atualmente há treze livros lançados da série, junto com sua "Autobiografia Não Autorizada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.