[resenha] Um Certo Verão - David Baldacci

Título original: One Summer
Nº de Páginas: 271
Autor: David Baldacci
Editora: Arqueiro

Publicado em: 2013
Compre Aqui: Americanas /  Submarino
Nota: 5/5 

"- Porque a vida não é assim. Você pode tentar ser perfeito, pode cumprir seus compromissos, corresponder às expectativas que as pessoas têm de você e, mesmo assim, não obter os resultados que consideraria justos. A vida é uma loucura, irrita e muitas vezes não faz sentido."

Me lembro que quando ganhei esse livro em um sorteio fiquei toda animada e jurei que iria ler assim que estivesse em minhas mãos. Mas assim como muitos outros, acabou parando na estante por tempo demais. Foi o Desafio I Dare You que me deu a motivação final para lê-lo e só me arrependo de ter demorado tanto tempo para o fazer.



Jack Armstrong tinha uma vida completa e feliz, tirando certos probleminhas que todo pai tem com seus filhos crescendo. Ele se casou com sua namorada do colégio, Lizzie e tudo o que deseja é envelhecer ao seu lado. Os dois são surpreendidos quando Jack é diagnosticado com uma doença fatal e não há nada que eles possam fazer além de orar.

De repente tudo o que parecia simples se torna de extrema importância, como os poucos momentos em que pode passar com seus filhos, brincar com eles. Aos poucos Jack vai aceitando seu final iminente e tudo o que pede é poder passar um último Natal com sua família. Mas ao contrário dele, Lizzie ainda tem esperanças e confia que seu marido irá sair dessa.

Antes de entregar os pontos, Jack escreve sete cartas para a esposa, para que ela possa seguir em frente sem ele. São palavras de amor e incentivo para passar por aquele momento tão difícil. Mas o que ele não esperava era que sua mulher jamais leria nenhuma delas. Lizzie morre tragicamente num acidente de carro.
"O mundo seria um lugar bem melhor se as pessoas vivessem como se todos os dias fossem o último, pensou."
Agora Jack é quem tem que lidar com a morte de sua amada esposa e pensar no melhor para os seus filhos, já que também esta prestes a partir. Seus sogros o colocam num asilo e recebem a guarda das crianças, no momento era o melhor que ele podia fazer. Se antes ele havia aceitado seu destino, agora Jack só pensava em seus filhos sozinhos e para a surpresa de todos, começa a melhorar.

Um milagre sempre é recebido com extrema alegria por todos da família, mas Jack agora precisa lutar para provar que é capaz de cuidar de seus filhos e pretende realizar um sonho de Lizzie, levar a família para conhecer o lugar onde ela cresceu. Mesmo sem a aprovação dos pais dela.

Um pai solteiro conseguir lidar com três crianças depois de perder sua esposa tragicamente não é tarefa fácil e muitos problemas começam a aparecer. Jack precisa aprender rápido que não basta dar um lar e comida para seus filhos, também precisa educá-los e dar atenção, principalmente depois de tudo o que passaram. Quem mais da problemas é a menina mais velha, uma adolescente que teve que amadurecer muito rápido.

Um Certo Verão tem uma história linda de superação, amor e a importância da família na vida das pessoas. Eu amei a história, cada parte dela, amei a narrativa do autor e os personagens que são retratados como pessoas normais, que erram quando estão tentando acertar, que pedem perdão e tentam recomeçar tudo para manter as pessoas que amam felizes e seguras.

Eu não queria colocar muito da história por isso não falei sobre os personagens em si, são muito especiais e devem ser descobertos na hora certa, no tempo certo. Quero que todos os leitores tenham a mesma experiência que eu tive.
Um Certo Verão foi minha escolha para o tema de IDY de Janeiro.
Sobre o autor: 

David Baldacci é um ex-soldado graduado em Direito na Universidade da Virgínia, trabalhou por mais de 10 anos como advogado em Washington e é autor de vários best-sellers, entre eles Poder absoluto,livro que virou filme de sucesso, estrelado por Clint Eastwood e Gene Hackman. Atualmente se dedica com exclusividade à literatura.Suas obras foram já traduzidas em 35 línguas e vendidas em 80 países. Baldacci participa e colabora com inúmeras instituições e acções de beneficência. É casado e tem dois filhos. 

10 comentários:

  1. Você é sortuda, hehe
    Me interessei muito, achei que tem uma pegada de Nicholas Sparks, que é um autor muito querido por mim.
    Esse livro é super emocionante pelo que observei, que tem uma mensagem a passar, livros assim me cativam demais!
    Amei a resenha! Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, ganho sorteios uma vez na vida e outra na morte. Na verdade sou bem azarada haha
      Eu super indico o livro, principalmente se você gosta do Sparks, realmente da para lembrar do estilo de livros do autor.

      beijos

      Excluir
  2. Uma história que é cercada de tragédias, mas que nos ensina ao mesmo tempo, a superar e criar coragem para ter uma nova vida. Adoro narrativas que mostram muito mais do que uma história; que nos traz uma bela lição, olhando para as coisas á nossa volta com um novo olhar. Um Certo Verão parece uma trama linda e eu não posso deixar de conhecê-la.
    Amei a sua resenha e dica de hoje.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, eu também amo livros que não tem apenas uma bela história mas um ensinamento para o leitor. Um Certo Verão me surpreendeu bastante e espero que você possa lê-lo também!

      beijos

      Excluir
  3. Parace ser um belo livro, aconchegante e rápido de ler, com varias mensagens inspiradoras e personagens apegantes, saber que você deu nota máxima me trouxe grandes expectativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Pode confiar que essa é uma leitura ótima e com um belo ensinamento! Espero que possa lê-lo em breve.

      beijos

      Excluir
  4. ''A vida é uma loucura, irrita e muitas vezes não faz sentido.'' eu simplesmente adorei esse trecho <3
    A narrativa me pareceu bem produtiva, gostei muito do que o livro se trata. A morte repentina de alguém que amamos é bem difícil de se superar e acredito que será bem interessante ver como o personagem irá lidar com tudo pelo que está passando.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Que história linda, mas muito triste, certeza que vou chorar se ler...
    Livros assim nos mostram como tudo pode acontecer, o homem escreve as cartas para a esposa, mas ela morre antes de ler... Ai que coisa triste!
    Mas deve ser um livro bom demais, não conhecia.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, parece um livro muito bonito. E que sorte ganhar ele num sorteio. Eu não conhecia esse livro, fiquei interessada. Eu amooo histórias de superação e relacionamento bonito, mesmo quando é triste. Doença assim é uma coisa inevitavel e que não se tem muito a fazer, quero ler logoo. Obg pela resenha :D

    ResponderExcluir
  7. É um livro lindo e triste ao mesmo tempo, mas não tenho coragem de ler. Esse é o tipo de livro que me faria chorar o tempo todo.

    ResponderExcluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.