[resenha] Extraordinário - R. J. Palacio

Título original: Wonder
Nº de Páginas: 320
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca

Publicado em: 2013
Compre aqui: Americanas / Submarino / amazon
Nota: 5/5 
"Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. - Eu que agradeço, Auggie - respondeu ela. - Pelo quê? - Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: - Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário."


August Pullman nasceu com uma síndrome genética que afetou a formação de seu rosto, ele sabe que é diferente de todas as outras crianças e tenta ao máximo ignorar as pessoas o encarando quando sai na rua. Mas ele tem seus pais e sua irmã que sempre o defenderam e apoiaram, então está tudo bem.

Ele sempre estudou em casa, portanto não tinha muitos amigos mas agora sua mãe quer que ele vá para um colégio particular em Nova York. Ser o aluno novo sempre é um problema e chama a atenção, mas Auggie agora tem que enfrentar os olhares e preconceito de seus novos colegas, principalmente porque alguns não conseguem disfarçar sua curiosidade.

Auggie enfrenta muitos problemas normais que todo mundo passa quando ocorre alguma mudança em nossas vidas: medo, vergonha, ansiedade e vontade de desistir. Mas com ele tudo vem em dobro, pois por ter suas diferenças as pessoas o subestimam. Nessa nova jornada ele conhece pessoas incríveis e alguns idiotas que o perturbam, mas ele está em um "manifesto em favor da gentileza" então ele devolve tudo o que recebe de ruim com muito amor e compreensão.

O enredo e os personagens criados por Palacio são incríveis, me apaixonei por todos eles e fiquei extasiada de poder acompanhar o progresso e formação de caráter das crianças narradas. E como se não bastasse a autora nos apresenta tantas lições de vida e inspiração para enfrentar nossos problemas de cabeça erguida que esse livro entrou para o meu top de leituras.

A narrativa de Palacio é fluida e os capítulos são divididos em diferentes pontos de vista, indo do Auggie (personagem principal) para quase todos os outros que convivem ou tem alguma ligação com o personagem. Como por exemplo a irmã dele, fiquei surpresa por saber quais eram os seus verdadeiros sentimentos e como o amor pelo irmão mais novo fez com que ela se privasse de tanta coisa. Achei que ter vários pontos de vista foi o auge da leitura, foi uma "tacada" de mestre.

Acredito que esse seja um daqueles livros que desejamos dar para todas as pessoas queridas, tudo o que eu quero é espalhar a ideia desse manifesto pela gentileza em todos os cantos do mundo. Então por favor, leia.

Sobre a autora:

R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.

8 comentários:

  1. Tive o prazer de me deliciar com a história de Auggie no ano passado e foi uma das melhores já lidas na vida! Extraordinário me fez olhar o mundo de uma nova forma e compreender a muitos. A forma como o personagem convive com os olhares curiosos e o preconceito é realmente extraordinária. E ter a história contada por aqueles que o amam também foi crucial para deixar tudo mais interessante e intrigante. É uma leitura muito bem recomendada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Acho que acima de tudo é um livro que mostra a inclusão social que precisamos hoje em dia, o livro parece ser interessante por demonstrar o sentimento de quem não se sente parte da sociedade por conta de seu ''probleminha''
    A resenha me animou, espero ler logo, certeza que mudarei minha opinião sobre certos fatos

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e amei demais, é de fato extraordinário! E como você mesma disse, dá vontade de sair espalhando pra todo mundo, e fiz isso, varias pessoas leram quando recomendei e amaram assim com eu!
    O Auggie é tão simples diante da sua situação, ele encara com muita força, aprendi muito c esse livro. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Esse livro é simplesmente 'extraordinário" rs. Amei ele, não só pela história que conta, mas pela forma como é abordada e retrata o ambiente escolar (para mim que sou professora possibilitou um ponto de vista que antes eu não tinha).

    Ótima resenha!

    Beijos.

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey, tudo bom?
    Acho esse livro tão lindo, ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas pretendo em breve. Confesso que me emocionei com sua resenha, acredito que o enredo deva ser bem emocionante e reflexivo. Estou curiosa para ler os vários pontos de vista.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Já ouvi muitos comentários positivos sobre esse livro, quero muito ler!
    E achei legal a história ser narrada por várias pessoas, pois conseguimos saber um pouquinho sobre cada personagem <3

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu quero muito ler esse livro, parece ser tao bonito e tocante. Ele está na minha lista de 16 livros para 2016, entao quer dizer que esse ano sai! hahah to mto ansiosa pra ler, so escuto coisas boas :D

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro triste que me faz chorar. Mesmo sendo um ótimo livro, me falta coragem, me impressiono com facilidade se tratando de certas coisas.

    ResponderExcluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.