[resenha] A Mais Pura Verdade por Dan Gemeinhart


Título original: The Honest Truth
Nº de páginas: 224
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Publicado em: 2015
Nota: 5/5 


adicione no skoob / saiba mais / compre aqui
"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente."
A Mais Pura Verdade é a primeira obra do autor Dan Gemeinhart, publicada no Brasil pela editora Novo Conceito. O livro possui uma diagramação linda, cheia de detalhes nas abas e com separações de capítulos tendo a mesma "fissura" que vemos na capa. O  livro possui poucas páginas mas a mensagem que traz em suas palavras faz com que o leitor precise de uma pausa para reflexão após terminar a leitura. 

O livro conta a história de Mark, um garoto de doze anos que possui a coragem e determinação que raramente encontramos em pessoas de mais idade. Ele vêm sofrendo há um bom tempo, sofre de câncer e está cansado de testar novos tratamentos, já se conformou com sua condição e tudo o que deseja é poder realizar seu sonho, escalar o Monte Rainier, antes de morrer.

Nessa última aventura de sua vida, Mark planeja uma fuga - já que seus pais não permitiriam que ele o fizesse, caso ele pedisse permissão - e entre os itens escolhidos estão: uma máquina fotográfica, caderno e caneta, remédios e uma passagem de trem (só de ida). Além disso, ele leva seu fiel escudeiro e melhor amigo Beau, um cachorro muito especial que o faz lembrar dos melhores momentos de sua vida e que gera muitas reflexões sobre as coisas que realmente importam na vida.
"O mundo todo escuro.
Mas juntos construímos luz;
compartilhada, ela vira calor."
Conforme Mark avança em sua jornada descobrimos um pouco mais do seu passado, seus sonhos e o medo que ele tenta ao máximo conter. Também conhecemos seus pais e como eles sofrem igualmente - senão ainda mais - que o filho e como Mark se sente ao deixá-los para trás, mesmo sabendo o quanto eles estariam preocupados com seu desaparecimento.

Os capítulos são divididos entre Mark e sua melhor amiga Jessie, que está ao seu lado desde o primeiro diagnóstico da doença. Ela é a única que sabe para onde Mark foi e qual é o seu plano, portanto a pressão da responsabilidade desse conhecimento cai sobre ela. Nesses capítulos nos deparamos com uma mensagem de amizade, lealdade e amor. O leitor fica dividido, assim como a personagem, sobre as duas opções que ela enfrenta: deixar seu melhor amigo realizar seu desejo ou trair sua confiança e trazê-lo de volta a salvo, mas sem esperanças de chegar a montanha?

Dan Gemeinhart é um mestre em emocionar os leitores, ele conseguiu abordar um tema triste e dramático de forma simples, sem exagerar na dose do drama e com uma narrativa fluida. Impossível largar o livro até chegar na última parte. E depois disso, não desejar outro livro que nos conte mais a fundo o futuro dos personagens.

Preciso falar um pouco sobre Beau, que não apenas protegia o garoto contra qualquer perigo físico mas também o curava mentalmente de situações de desespero e depressão que o menino precisava enfrentar. O verdadeiro herói de toda essa história sem dúvida é o cachorro.
"- Todo mundo deveria ter um cão - ele disse, pensativo, com a mão ainda fazendo carinho em Beau. - Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam.
Ele acenou com a cabeça e tomou um gole do seu café.
- Uma vida não é uma vida completa sem um cão; é o que eu sempre digo."
A Mais Pura Verdade é um livro emocionante, que trata de um assunto triste, pelo qual muitas pessoas passam. Mas traz uma mensagem linda de coragem, amizade, persistência e do que realmente importa na vida. Essa é a pura verdade.

Sobre o autor:
Dan Gemeinhart vive em uma cidadezinha bem no meio do estado de Washington com a esposa e as três filhas. Ele tem a sorte de ser professor e bibliotecário em uma escola primária, onde pode falar sobre livros incríveis para crianças incríveis. Dan adora acampar, cozinhar e viajar.
Ele também toca violão (mal) e lê (o tempo todo). Sua casa é sempre uma bagunça, mas ele é feliz demais. A Mais Pura Verdade é seu primeiro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.