[resenha] Travessia por Ally Condie


Título Original: Crossed
Nº de Páginas: 280
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Publicado em: 2012
Série/Trilogia: Matched #2
Nota: 4/5

adicione no skoob / saiba mais / resenha de Destino

"A Sociedade quer que a gente tenha medo de morrer. Mas eu não tenho medo. Meu único medo é morrer da maneira errada."

Travessia é o segundo volume da trilogia Destino escrita por Ally Condie e publicada no Brasil pela Suma de Letras. A diagramação do livro continua a mesma mas agora contém um mapa das Províncias Exteriores para que nos localizemos durante a jornada dos personagens. Achei esse detalhe muito bom, mesmo que o mapa seja bem simples ajuda bastante o leitor a ter uma ideia do que os personagens estão enfrentando.

Cassia coloca seu plano de "fugir" da Sociedade para encontrar Ky em prática e recebe ajuda de seus pais, além da ajuda de Xander. Depois de alguns percalços no caminho ela finalmente chega às Províncias Exteriores e descobre o quanto que a guerra está custando para as pessoas menos afortunadas - as Aberrações. Enxergar a verdade fica cada vez mais doloroso quando mais e mais segredos são revelados, mas há esperança quando ela descobre que há um líder da Insurreição, conhecido como O Piloto que pretende derrubar o governo e restaurar a paz. 
"E do nosso riacho de Tempo e Lugar
A torrente pode me levar para longe, mar afora,
Mas espero ver o meu Piloto cara a cara
Quando a margem eu cruzar."
Mesmo com toda essa guerra rolando, tudo o que interessa a Cassia é encontrar seu amado Ky e acaba se aliando à uma garota chamada Indie, que pretende acompanhá-la para tentar encontrar o acampamento da Insurreição e se aliar à eles. Essa ideia de fazer a diferença e melhorar a vida de todos se planta na mente de Cassia. 

Quando finalmente o casal se junta descobrimos vários segredos que Ky guardava e ele deixa de ser - pelo menos aos meus olhos - um cara apaixonante e se torna um rapaz meio egoísta que me irritou em muitas partes da leitura. Eles conseguem chegar a Insurreição no final do livro e muitas perguntas ficaram sem respostas, quero saber mais sobre esse grupo, como estão agindo para derrubar a Sociedade? E quando isso acontecer, como pretendem governar no lugar?

A narrativa continua fluindo facilmente, mas nesse a autora acelerou os acontecimentos fazendo com que tudo ficasse meio corrido e senti falta de saber mais sobre o que estava acontecendo com Xander e a família de Cassia, além de querer mais informações sobre a Insurreição. Mesmo assim achei que o livro foi bem construído e me deixou com vontade de descobrir como irá terminar essa história.

Os capítulos são narrados pelos dois personagens principais, Cassia e Ky. Os capítulos do Ky me deixaram meio confusa e impaciente, preferia ter apenas o ponto de vista da Cassia o tempo todo. Os únicos ganhos com essas narrações dele foram descobrir seus segredos e o grande segredo que Xander esconde de Cassia. Isso pode mudar tudo no jogo.
"- É dificil fazer essa travessia. - digo a ele, com a voz trêmula.
- Que travessia? - pergunta ele.
- Para ser a pessoa que eu preciso ser."
Agora é esperar ter um tempinho para ler o último volume Conquista e descobrir o futuro amoroso de Cassia, além do futuro da Sociedade e como irão governar quando a "perfeição" desse sistema não existir mais.


Sobre a autora:
Ally Condie é ex-professora de Inglês do ensino médio. Abandonou a profissão para se tornar mãe em tempo integral e, a partir daí, começou a escrever por hobby. Antes de Destino, publicou cinco outros romances para jovens. Atualmente vive com o marido e seus três filhos nos subúrbios de Salt Lake City, Utah.

3 comentários:

  1. Adorei a sua resenha. Me fez lembrar que li esse livro há algum tempo e infelizmente não continuei a série. Fiquei até com vontade de conferir as continuações... Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Oi Tielle!
    Não gosto quando o autor corre durante a narrativa e é uma pena que isso tenha acontecido em Travessia. Já li algumas resenhas desses livros e confesso que a trilogia não chama minha atenção. Me parece um pouco confusa, sabe?
    Mas espero que o último volume te agrade!! ^^
    Beijos :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga você acredita que tenho essa trilogia a algum tempo, mas ainda não consegui ler =( não sei se conseguirei ainda esse ano, mas com certeza de 2016 não passa. Adorei saber sua opinião sobre a leitura e espero que o último livro seja tão bom quanto os anteriores.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.