[resenha] Gênesis por Bernard Beckett



Título original: Genesis
Nº de Páginas: 176
Autor: Bernard Beckett
Editora: Intrínseca
Publicado em: 2009
Nota: 5/5

adicione no skoob / saiba mais

"O que realmente significa ser humano?"
Gênesis foi um livro que comprei sem saber nada da história ou do autor, em uma daquelas promoções malucas do Submarino. Portanto, não tinha expectativas quanto ao livro e não sei se por esse motivo que fiquei tão surpresa e apaixonada por essa leitura ou pelo fato do autor ser realmente um mestre do mistério.

O livro contém apenas 176 páginas e têm essa capa linda, que não libera nada da história e até não condiz muito com o enredo, mas que é perfeita para ele. Foi publicado pela Intrínseca em 2009, sim faz tempo que foi lançado e que o comprei, é um dos típicos livros que compro e acabo não lendo no mesmo momento.


Em Gênesis somos apresentados à um mundo caótico, depois de um terrível desastre que devasta toda a Terra, uma sociedade de sobreviventes é criada. Mas eles não sabem se ainda há sobreviventes fora de seus domínios e visitantes não são bem vindos. Há ordens para matar qualquer pessoa que chegar perto das cercas colocadas no oceano. Mas um dia, o soldado Adam Forde resgata uma garota do mar em vez de matá-la, mudando para sempre o rumo dessa sociedade.

Esses são os fatos que a jovem Anaximandra estudou por tanto tempo e precisa apresentar para um grupo de Examinadores da Academia, se passar ela é admitida e se integra à esse grupo de elite, mas se não conseguir... ela não sabe o que acontece com aqueles que não passam. A Academia é a instituição que rege a sociedade, fazer parte dela sempre pareceu um sonho impossível de se concretizar, mas Anax recebeu essa chance.
"A Academia era a instituição mais elitista de sua terra. Os membros da Academia serviam de conselheiros aos líderes. Cabia a eles a realização de experiências, o avanço do conhecimento. Eles traçavam os planos para o futuro."
A narrativa é feita em primeira pessoa pela Anax, que nos apresenta seus estudos - contando sobre Adam Forde - e também sobre essa nova sociedade e suas regras. Ela é uma personagem forte e com ideias bem definidas, mas também sofre essa forte influência da Academia, que como todos os governos existentes, guardam segredos obscuros e além de moldar certos fatos de acordo com seus interesses.

O final dessa história foi chocante para mim, fiquei tão surpresa com a revelação que fiquei uns cinco minutos segurando o livro na minha mão, sem acreditar que realmente tinha acabado e aqueles eram os fatos. Foi difícil voltar a realidade. 

Gênesis não apenas tem uma narrativa envolvente, que flui com tanta facilidade que o leitor nem percebe que já está quase no final do livro, mas também tem uma mente brilhante, que consegue nos fazer refletir sobre o que realmente nos difere de outros seres, o que significa realmente ter uma alma (se você acreditar que temos) e como nossa consciência e sentimentos nos influenciam nas tomadas de decisões que podem mudar o mundo.

Eu recomendo esse livro a todos os leitores do mundo, fico impressionada por esse ser o primeiro romance do autor e estou muito interessada em qualquer outra obra publicada dele. Um livro fino que me fez perder a cabeça de uma maneira que muitos de 400 páginas não conseguiram.

Sobre o autor:

Bernard Beckett nasceu em 1967, é economista e dá aulas de matemática, inglês e teatro em escolas do ensino médio. Gênesis foi escrito no período em que atuou como pesquisador da Royal Society na investigação de mutações de DNA. Premiado na Nova Zelândia e aclamado internacionalmente, o livro teve os direitos de publicação negociados em 21 países. Beckett mora em Wellington com a mulher, Clare Knighton." fonte


2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro mas fiquei louca de curiosidade com sua resenha. Amei a dica de leitura!!!
    Ele me pareceu uma mistura de distopias com suspense. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      É exatamente isso, uma distopia mas diferente de tudo o que já tinha visto, vale super a pena e espero que você possa lê-lo um dia!
      beijos

      Excluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.