[resenha] White Cat por Holly Black


Série/Trilogia: The Curse Workers
Nº de Páginas: 320
Autor: Holly Black
Editora: Margaret K. McElderry
Publicado em: 2010
Nota: 4/5

adicione no skoob (inglês) / adicione no skoob (português)
"This is a dream, I remind myself. A deeply messed-up dream, but a dream just the same. I've even dreamed about a cat before. 'Did you bite out my tongue?'. 'You seem to have it back,' the white cat says, her shadowed eyes unblinking."
White Cat é o primeiro volume da trilogia The Curse Workers, publicada no Brasil pela editora Rocco com o título Gata Branca. A minha edição é em inglês e confesso que tive alguns probleminhas em compreender algumas palavras mas nada que atrapalhasse a leitura.


Cassel Sharpe vem de uma família de curse workers (pessoas com diferentes dons, que com um toque podem modificar memórias, sentimentos, a sorte ou até mesmo matar) mas por algum motivo ele não possui nenhum dom, pelo menos não um mágico. Ele é incrivelmente bom em mentiras, consegue se safar de muitas situações e faz isso sem muito esforço. Também é muito charmoso e consegue conquistar as pessoas facilmente.

Ser um curse worker é complicado, pois utilizar os poderes é algo ilegal e sempre que utilizam seus poderes devem pagar um preço pela magia. O preço a ser pago depende da dimensão do que será feito, alguns podem ficar apenas zonzos, outros perdem partes do corpo. Com todos esses riscos todos passaram a utilizar luvas como forma de proteção.

Existem máfias compostas por famílias de curse workers e a que envolve Cassel é a Zacharov. Sua melhor amiga é filha do líder, ele passou sua infância acompanhado por Lila e um dia ele a matou. Não tem lembranças sobre isso, mas o encontraram ensanguentado e na frente do corpo da garota. Desde então ele e sua família ficam vigiando, torcendo para que ele não tenha nenhum outro incidente como aquele.

Um dia Cassel acorda encima do telhado do internato onde estuda, não faz a menor ideia de como foi parar lá. Tudo o que sabe é que estava perseguindo um gato branco, como quem havia sonhado. Esse pequeno momento de "sonambulismo" vai fazer seu mundo ficar de cabeça para baixo, ele precisa descobrir o porque de estar sonhando com esse gato branco e no meio dessa investigação vai receber mais respostas do que procurava sobre sua família e sobre ele mesmo.

Holly Black conseguiu criar um mundo bem parecido com o nosso, mas que contém essa magia tão perigosa e atraente. O núcleo envolvendo a máfia possui as típicas brigas por poder e os envolvidos fazem de tudo para conquistar aquilo que desejam, toda a política apresentada é fascinante. 

Acompanhamos o enredo através da perspectiva do protagonista e Cassel é um personagem apaixonante, mesmo sendo o único na família sem poderes ele não fica de mimimi e desenvolve o dom que ele tem, que é mentir. E é tão engraçado ver como ele é realmente bom nisso e como ele está errado em seu julgamento próprio, imaginando que é um monstro e uma aberração por não ter nascido com poderes como seus irmãos.

O final do livro me pegou de surpresa, mesmo tendo descoberto o mistério do gato branco eu fiquei desnorteada quando tudo foi revelado. Estou muito interessada no segundo volume para descobrir o que aguarda o personagem, mas não tenho certeza se adquiro a versão em português ou a em inglês. Recomendo a leitura de White Cat pelo simples fato de ser algo totalmente único e possuir um dos meus personagens principais favoritos de todos os tempos.


Sobre a autora:
"Holly Black é uma escritora norte-americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick.

Holly Black é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias estórias de fantasmas e fadas.

Seu primeiro livro, Tithe: A Modern Faerie Tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002.

A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick." fonte


2 comentários:

  1. Oi Tielle!
    Lembro que conheci esse livro através de uma resenha que li ano passado e na época eu fiquei doida por conhecer a obra. Acabou que o tempo passou e dei preferência a outros livros...
    Agora lendo sua resenha meu interesse voltou e vou adicioná-lo a minha lista para não esquecer!!
    Ainda não sei se estou preparada para ler em inglês. Você achou a leitura difícil? Foi cansativa??
    Um beijo e obrigada pelas visitas lá no blog ^^

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Também sou dessas que veem um livro, se enlouquecem por ele mas depois acabam esquecendo e deixando de lado... haha é que são tantos livros né?!
      Mas super vale a pena conferir a história de White Cat, pretendo em breve adquirir o livro em português para saber se compreendi tudo mesmo... ahha
      Eu não achei essa leitura difícil, é que tem que "pegar no tranco" porque tem algumas palavras que ainda não conheço, mas não achei cansativo. Depende muito do nível de inglês que a pessoa está... eu o classificaria como nível médio, porque já fiz outras leituras que pareceram "mais fáceis" de ler. Ficou confuso?

      beijos e obrigada você por estar sempre aqui no blog!!

      Excluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.