[resenha] Sombra e Ossos - Leigh Bardugo (trilogia Grisha #1)



ISBN: 9788582350638
Ano: 2013 / Páginas: 288
Editora: Gutenberg

Autor(a): Leigh Bardugo
Série/Trilogia: Grisha

"Situado em um mundo fascinante, único e rico em detalhes, Sombra e Ossos é diferente de tudo o que eu já li antes. Alina é inteligente, generosa, e eu a seguirei prazerosamente até o próximo livro, que não chegará tão rápido quanto minha ansiedade gostaria!" - Veronica Roth, autora da trilogia Divergente.
Sombra e Ossos é o primeiro volume da trilogia Grisha escrita pela autora Leigh Bardugo e publicado no Brasil pela editora Gutenberg. O livro possui 288 páginas e uma edição muito linda e detalhada. A capa tem uma textura aveludada que eu aprecio muito (mesma textura dos livros da série Fallen).

Introdução

Primeiramente devo situá-los sobre o universo que os personagens vivem. Ravka é o país onde a história se desenrola, há muito tempo um Darkling poderoso e ganancioso executou uma estranha magia com o intuito de amedrontar todos os seus inimigos, mas a magia não saiu como planejado e trouxe um grande mal: criaturas famintas e cruéis se desenvolveram lá impossibilitando por muito tempo a passagem de um lado para o outro. Essa sombra é chamada de "Dobra das Sombras" ou então "o não-mar".

A magia está em todo lugar nesse universo criado por Bardugo, os mais poderosos são os Darklings que são considerados como inumanos; depois temos os Grishas, que são pessoas que podem controlar algum elemento, há várias divisões de acordo com cada poder e esses são identificados por cores. Além das criaturas das sombras e cervos lindos e mágicos.

Sobre a história

Alina Starkov é uma cartógrafa de um regimento militar que irá atravessar o Não Mar, depois de tantas histórias sobre o lugar e sabendo que o número de pessoas que chegam ao outro lado é bem menor do que o que entra, ,ela não tem vergonha de demonstrar sua preocupação. Principalmente com seu melhor amigo Maly, por quem é apaixonada desde sempre. Os dois são órfãos e cresceram juntos, ele é tudo o que ela têm e são inseparáveis. A não ser quando ele vai paquerar as outras garotas.

Quando o regimento começa a travessia pelo Não Mar as criaturas aparecem e tudo indica que os Grishas que os acompanharam não irão dar conta de tirá-los à salvo de lá. Mas quando Alina vê que Maly foi capturado por uma das criaturas algo inesperado acontece, uma luz conjurada por seu próprio corpo afasta os monstros e da a chance para que os sobreviventes voltem para um lugar seguro.

Ali então Alina descobre que não apenas é uma Grisha, mas possui um dom raro e poderoso que pode destruir a "Dobra das Sombras" e reunir todo o povo de Ravka que precisa se defender contra ofensas dos países vizinhos. De cartógrafa magrela (seu apelido era "graveto") ela passa a ser uma Grisha de alto escalão, mas precisa de muito treinamento para suprir toda a expectativa que colocam sobre ela. Seu treinamento é feito no palácio, onde conferimos todo o glamour de quem ali vive, mas também de todos os podres que são encontrados em lugares onde as pessoas disputam poder e fama.
"Você acha que para o mundo importa se você está dando o seu melhor? Faça de novo e faça direito." 
Leigh Bardugo criou um universo único e misterioso, não tem como parar de ler o livro. Sempre decidi parar no próximo capítulo, até que o li em menos de cinco horas. Sombra e Ossos me encantou e prendeu em seu enredo, queria saber tudo sobre a magia, sobre o treinamento e claro, como tudo terminaria. Fiquei muito perplexa de como terminou, das mudanças drásticas na história. Fui pega de surpresa assim como a protagonista. 

Sol e TormentaA narrativa em primeira pessoa nos faz criar um vinculo com o personagem e aqui não foi diferente, me afeiçoei à Alina Starkov de uma maneira que há muito não acontecia. Ela é forte, humilde e corajosa além de poderosa e única. Seu amor por Maly no início me irritou um pouco, já que ele claramente não dava a mínima para ela... mas tudo bem, tudo tem seu motivo.

Um livro fascinante e super recomendado, favoritei e acredito que será difícil alguma outra leitura pegar seu lugar como melhor de 2015. Sim amei dessa forma. Ansiando pelo próximo volume.



Sobre a autora:
Nasceu em Jerusalém, cresceu em Los Angeles e se formou na Universidade de Yale. Mora atualmente em Hollywood, onde se entrega à sua paixão pelo glamour, em sua outra identidade profissional, como a maquiadora artística L.B. Benson. De vez em quando, ela também canta com sua banda, a Captain Automatic. Autora da aclamadaTrilogia Grisha, ela foi considerada uma das seis melhores autoras estreantes de 2012 pelo comitê New Voices da American Booksellers Association, e também ganhou uma indicação ao prêmio Abraham Lincoln Award e ao Indie Next List Selection. (fonte)





Um comentário:

  1. Tielle, amiga, fico muito feliz que vc tenha lido e gostado desse livro. Já li muitos elogios e até já add no meu skoob, pretendo investir assim que possível.
    Que responsabilidade já ser eleito o melhor do ano!!!??? Fiquei mais curiosa com o enredo do livro!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.