[resenha] A Caminho do Verão por Sarah Dessen



Esse foi o primeiro livro da Sarah Dessen que li e me apaixonei, a autora realmente tem um talento especial para manter os leitores grudados em sua história. Fazia tempo que eu não fazia tantas marcações em uma leitura.

Auden é muito madura para sua idade e sabe muito bem disso, ela nunca foi de ficar brincando com outras crianças pois isso podia até parecer divertido, mas ela preferia ficar estudando e se preparando para seu futuro acadêmico. Ao contrário dela, seu irmão Hollis era um aventureiro, vivia viajando e recebia dinheiros dos pais para continuar suas maluquices irresponsáveis. Em uma dessas viagens ele lhe envia uma lembrancinha de formatura, um porta-retratos com os dizeres: "O Melhor de Todos os Tempos". Esse simples presente auxilia numa mudança radical em sua vida.
"- Nem vem! - ele bufou. - Então, achei que a coisa legal é que você pode ficar trocando a imagem. Porque você não quer que O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS seja apenas uma coisa para sempre. Você tem de ter um montão de ótimos momentos, cada um superando o outro. Não é mesmo?" 
Essa mudança começa quando ela vai passar o verão na casa de seu pai e de sua madrasta Heidi, que acaba de ter um bebê. Sua nova irmãzinha é bem barulhenta e não dá sossego à ela, mas seu pai parece que não conseguiu mudar - mesmo depois de ter cometido os mesmos erros no passado - e não sente como se isso fosse seu problema também...

Tirando os problemas em seu novo lar, Auden acaba se envolvendo com um grupo de novos amigos e percebe que passar sua infância tão focada no futuro fez com que ela esquecesse de viver o seu presente. Mas será que é tarde demais para mudar certos hábitos e descobrir novos prazeres na vida? Mesmo que estes sejam considerados "abobrinhas"?

Para auxilia-la nessa sua jornada há Eli, um garoto que depois de passar por maus momentos acabou se excluindo de sua roda de amigos. Mas parece que ele também está retomando o controle de sua vida depois que conhece Auden. Os dois começam a passar muito tempo juntos e o que era apenas amizade e uma companhia na madrugada acaba virando um sentimento mais forte.

O livro não se concentra apenas no romance de dois jovens, mas em várias histórias de superação. Problemas no casamento, na profissão, com os pais, com namorados ou problemas por estar solteira são alguns dos temas que aparecem por ali e deixam sua marca na leitura. Eu absorvi todas as lições que a autora quis passar e me diverti muito com a leitura.
- Auden Penelope West... - ele começou - agitando um dedo para mim enquanto eu cuidadosamente fechava a porta. - Olhe só para você, fazendo a jornada da vergonha! 
De longe o mais engraçado é o irmão da Auden, Hollis é muito divertido e mesmo tendo aparecido somente em algumas páginas me marcou muito e vai fazer falta nas próximas leituras... (Não é sempre que encontro personagens tão engraçados.)
"- Tudo isso conta - Adam disse de novo. - E no fundo, o que define você não é quantas vezes você caí, mas as vezes em que você volta à bike. Desde que haja mais uma, tudo bem." 
Como da para imaginar - pela capa - o livro tem um foco bem grande nas bicicletas e o engraçado é que a Auden não sabe andar mas pensa que sabe, até que quando realmente sobe em uma percebe que mesmo coisas que parecem simples e são menosprezadas, podem ser mais complexas do que parecem.
... Não importa quantas páginas de sentenças e parágrafos de histórias maravilhosas tenham levado até ele: sempre haverá uma última palavra.

[desafio literário] 2014

Eu sei que havia prometido não participar de nenhum desafio literário nesse ano, mas visitando o blog Uma Janela Secreta descobri que a Celsina criou um desafio para esse ano e como o tema de Janeiro bateu certinho com um livro que li acabei não resistindo e montei minha lista. Confiram:


Janeiro - começar uma nova série
- Dearly Departed - o amor nunca morre por Lia Habel [resenha]

Fevereiro - sete livros em sete dias
- Pão-de-Mel por Rachel Cohn
- Gregor, O guerreiro da superfície por Suzanne Collins
- A Cidade Sinistra os Corvos por Lemony Snicket (Desventuras em Série vol. 7)
- Não sou este tipo de Garota por Siobhan Vivian
- Julieta Imortal por Stacey Jay
- Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado por Beth Fantaskey
- O Restaurante no Fim do Universo por Douglas Adams 

Março - pela capa
- O Inverno das Fadas por Carolina Munhoz

Abril - Ilustrações
- A Comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch por Neil Gaiman

Maio - diversão
- O Diário de Bridget Jones por Helen Fielding

Junho - cultura
- Enterrem meu coração na curva do rio por Dee Brown

Julho - mais de 500 páginas
- Casório? por Marian Keyes

Agosto - biografia
- Uma Vida Sem Limites por Nick Vujicik

Setembro - secreta
- O Espião por Clive Cussler e Justin Scott

Outubro - mais de 100 anos
- Persuasão por Jane Austen

Novembro - livro com fruta na capa
- Crepúsculo por Stephenie Meyer (Releitura)

Dezembro - finalizar uma série
- Finale por Becca Fitzpatrick (Série Hush Hush)

Vou colocar as resenhas e atualizações numa página especial que irei estar atualizando conforme o andamento do desafio, vocês podem acompanhar clicando na Guia Superior no link Desafio 2014.

[resenha] Os Adoráveis por Sarra Manning



Jeane é uma blogueira famosa e muito elogiada por suas criticas na moda e também por seu jeito único de se vestir. Não perde tempo em destacar sua opinião sobre as coisas e não se deixa levar pela multidão. Mas ao contrário da sua vida virtual, sua vida social na escola se resume ao seu namorado Barney. Ela o tirou do anonimato quando começou a sair com ele, mas parece que as coisas não andam nada bem, já que ele está passando cada vez mais tempo com outra garota popular.

Michael Lee é o cara mais popular da escola, desejado por todas as garotas e admirado por seus colegas, não tem o que se pode chamar de inimigos, já que é simpático com todos. Mas tem apenas uma exceção. Conseguir manter uma conversa com Jeane é um sacrifício que ele tenta evitar, mas quando sua namorada começa a se aproximar demais do namorado dela ele fica sem saída. Ele não poderia ser trocado por alguém como Barney. 

Essa aproximação entre dois personagens com personalidades tão diferentes é o foco do livro, até que ponto as pessoas que não tem medo de demonstrar seu verdadeiro eu podem julgar aqueles que se escondem atrás do que é considerado normal? E vale a pena fingir apenas para ser aceito pela sociedade?

Sarra Manning conseguiu construir um enredo rico, com personagens únicos e críveis, que possuem defeitos como todo mundo e que precisam sempre aprender e respeitar as opiniões e personalidades alheias. E claro, reforça a ideia de que ninguém deve ser julgado apenas pelas roupas que veste ou pelas atividades que exerce. "Não julgue um livro pela capa"

E por falar na capa, devo dizer que essa não me agradou muito... principalmente porque o cabelo da personagem na verdade é cinza. A capa original do livro também não é lá linda, mas acho que prefiro aquela menina do que a ruiva da capa nacional... (Olha eu julgando a aparência do livro... rs) 

Um livro divertido que nos passa algumas lições de moral que já deveriam ser regra de como se comportar no dia a dia, a narrativa da autora é leve e descontraída mas devo dizer que no começo do livro estava bem cansativo, depois que eu peguei o ritmo e me apeguei aos personagens foi que a leitura 'decolou'.

[resultado] Sorteio Relâmpago

Pessoal, desculpem por não ter postado ontem o resultado do sorteio relâmpago, passando rapidinho para revelar o sortudo que ganhou...

a Rafflecopter giveaway

Lembrando que o prêmio será enviado pela editora parceira Novo Conceito! Obrigada por participarem!
Beijos

[resultado] Sorteio de Ano Novo

Desculpem pelo atraso na postagem do resultado da promoção, mas estou aqui para agradecer à todos que participaram e liberar o nome do sortudo(a) que irá levar para casa os 5 livros da promoção de Ano Novo!

a Rafflecopter giveaway

Parabéns Dayse !! 
Um email foi enviado ao sorteado e este tem 5 dias para respondê-lo, senão eu sorteio novamente! 
Obrigada por participarem! 

Quem é a Livromaníaca?

Meu nome é Tielle, 27 anos, aquariana com ascendente em Gêmeos, amante dos livros e apaixonada por séries e filmes. Tenho minhas fases e dá para acompanhar minhas mudanças pelos anos que passei escrevendo para esse blog. Se não quiser perder mais nada continue comigo nessa jornada.

Facebook

Caixa de Busca

Facebook

últimas resenhas

Youtube


Categorias

Editoras Parceiras

Destaque

[TAG] 50% de 2019

Vários booktubers já responderam essa tag de meio de ano e fiquei muito animada para trazer ela aqui para o blog também. Essa tag con...

Filmes e Seriados

Newsletter

últimas análises

Instagram

Autores parceiros

Posts Populares

Arquivos

Link-me


Copyright

As postagens e fotos feitas aqui no Livromaníaca são de uso exclusivo desse blog. Caso seja postado alguma foto ou informação que não seja de minha autoria será devidamente sinalizado. Não copie nada sem a permissão da autora, lembrem-se que plágio é crime federal.

Estatisticas do blog

No ar desde: Set/2009
Feito por: Tielle Soares
Melhor visualização: Google Chrome
Tecnologia do Blogger.